23 de mar de 2009

Morte aos Addons


A blizzard jogou uma bomba nos desenvolvedores de addons de todo mundo nessa ultima semana com as novas regras referentes a addons, segue elas abaixo:
  • Addons não poderão ser vendidos, possuir versão especial para venda, cobrar por serviços relacionados ao addon ou qualquer outra forma de conseguir compensação monetária para disponibilizar um addon.
  • O código dos Addons não pode de forma alguma ficar escondido ou ofuscado e deve ser totalmente acessível e visível para o público
  • Addons não podem fazer funções que na opinião da Blizzard criem um impacto negativo na performance dos servidores ou no jogo dos jogadores. Como por exemplo spamar no chat, carregar excessivamente o HD ou reduzir o FPS
  • Addons não podem ser usados para anunciar bens ou serviços
  • Addons não podem solicitar doações. Reconhecemos o esforço que é para criar um addon, no entanto, esses pedidos devem se limitar ao site onde o addon é disponibilizado e não deve aparecer dentro do jogo.
  • Addons não podem ter conteúdo ofensivo. World of Warcraft é taxado pela ESRB como T (Teen, jogo para jovens acima de 14 anos), e por isso Addons não podem conter conteúdo não permitido por essa regra.
  • Todos os addons precisam seguir o Termo de Uso e a Licença de Aceitação do Usuário Final do World of Warcraft.
  • Para manter a integridade do jogo e disponibilizar a melhor experiência de jogo, a Blizzard se reserva o direito de desabilitar qualquer funcionalidade de um Addon dentro do World of Warcraft.
Os desenvolvedores já estão pulando em suas cadeiras, como o criador do QuestHelper que se pronunciou dizendo que o Questhelper esta "Morto"!
Ele diz que tem tentado obter doações ingame sem ter um link, mas até agora nada funcionou, disse tb que sem nenhum dinheiro entrando, ele não vê qualquer motivo para manter o addon em desenvolvimento.

Muitas pessoas acreitam que essa atitude da Blizzard tem como objetivo apenas acabar com a arrecadação de dinheiro real ingame, mas eu, particularmente falando, acredito que eles estão fazendo isso pois estão preocupados com o desempenho dos computadores dos jogadores do WoW, pois a cada patch que sai, o game requer mais e mais das maquinas, some isso a addons pesados e vc terá muito lag...
Então se eles não podem deixar o jogo em si mais leve eles apelam para cortar os addons que consomem o desempenho das maquinas.

Eu acredito que se for essa realmente a questão, não cabe a blizzard tomar providencias referente a isso, creio que os próprios jogadores tem que avaliar o que é mais importante para eles e ver se vao fazer upgrades nas maquinas que tem ou se vao parar de usar addons, é aceitavel que vc proiba de cobrar para utilizar addons especificos, mas é inaceitavel vc proibir que esses desenvolvedores pessam doaçoes... não vejo lógica nisso.
Vamos acompanhar para ver onde isso tudo vai dar.

Algumas das informações acima foram retiradas do WoWInsider e do blog Warcraft Word.

6 comentários:

  1. Além da questão de dinheiro real envolvido, será que não é pelo tanto de problemas que eles tem com add ons/ vírus?
    Ou mesmo incompatibilidade, em que os GM's da blizzard acabam tendo que atender pessoas que estão com problemas em add ons, e não no wow em si?

    Sei lá, acho que o que a blizzard menos se preocupa, no momento, é com pessoas que tem um computador antigo, ou mesmo atual, mas de baixo desempenho o.O

    ResponderExcluir
  2. Sim entao eles arruam um jeito de cortar os addons... pq todos os addons consomem sua maquina, nao tem como, mas isso o usuario que tem q saber se quer ou ano instala-lo! O lance do virus teve como solucao a obrigatoriedade do codigo fonte aberto, isso eu concordo, agora uma coisa que eh inaceitavel, como eu disse, eh proibir de pedir doações...proibir de cobrar por feartures especiais eu ate concordo agora doação? nao faz sentido, a pessoa doa se quiser! ¬¬

    ResponderExcluir
  3. O duro é que, sempre q se pede doações, da-se mais vantagens pra tal usuário. O que pode desbalancear o jogo.
    Mas eu vou esperar ver a opinião do criador do Carbonite, um addon muito melhor que o quest helper.

    ResponderExcluir
  4. eu ja nao gosto tanto do Carbonite, prefiro o questhelper pq ele aponta no mapa onde eu tenho q ir... entoa nao tenho q ficar olhando cordenada nem nada lol

    ResponderExcluir
  5. Carbonite é 10X mais leve que o questhelp enquanto que o carbonite full pega so 8mb do meu sistema o questhelp consome muito mais que 15mb!!!

    fora que cada quest que se pega aumenta mais ainda o consumo....

    ResponderExcluir
  6. Mas esse Carbonite ai mostra no mapa onde eh a quest? onde vc tem q ir? isso q tenho duvida? se mostrar eu muda para ele :)
    Mas tava vendo aqui acho qo cartographer quests mostra no mapa as quests... mas parece q eh pesado tb :(

    ResponderExcluir